quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bailey, David Bailey

E como falamos em Jean Shrimpton, a Swinging London e sua moda fantástica, por que não falarmos do gênio da fotografia de moda da época? David Bailey


Nascido em 1938 em Londres, David foi um jovem disléxico e com problemas de relacionamento social, o que não o tornava um frequentador assíduo da escola, porém seu interesse por História o levou à fotografia. Bailey deixou a escola com quinze anos, indo trabalhar como mensageiro em jornal e outros pequenos empregos, até ser chamado para o serviço militar em 1956, onde em 1957, serviu na RAF, em Singapura. A apropriação de seu trompete o forçou a procurar outras saídas criativas e ele comprou uma câmera Rolleiflex.

Após a força aérea, comprou sua câmera Canon, determinado a seguir carreira de fotógrafo, tentou cursar o London college of Printing mas, devido ao seu histórico escolar, não pode entrar no curso. Assim começou a trabalhar como assistente de fotógrafo . Em 1959, começou a fazer trabalhos como freelancer e em 1960 foi contratado pela Vogue britânica para fazer as fotos de seus editoriais de moda, o que o tornou uma celebridade internacional.

Junto com dois colegas londrinos, Terence Donovan e Brian Duffy, Bailey criou e capturou as imagens que ajudaram a criar o espírito da Swinging London dos anos 60, uma cultura de moda, artes e das celebridades chiques da época. Os três fotógrafos passaram a conviver com atores, músicos e com a nobreza britânica, vendo-se eles próprios serem elevados à categoria de celebridades pela imprensa, junto com as que fotografavam.

Bailey e Shrimpton


Se relacionou com a modelo Jean Shrimpton, que ajudou a lançá-lo ao estrelato, e foi casado com a atriz Catherine Deneuve.

Com um trabalho consistente, influente e reconhecido através das décadas, Bailey foi condecorado como Membro do Império Britânico em 2001 pela Rainha Elizabeth II.

Hoje, com mais de 70 anos e ainda trabalhando para as grandes revistas de moda, dirigindo comerciais e campanhas publicitárias para o cinema, ele é casado com a ex-modelo e atriz Catherine Dyer.




Sua primeira capa para Vogue











Nenhum comentário: