segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hardcore

Pouco antes dos anos 80 surgiu o Hardcore, uma espécie de segunda onda do punk, mais rápido, grosseiro e pesado que seu predecessor.

Ele despontou na cena underground de cidades americanas como Washington, California, Nova York, Nova Jersey e Boston, além do Canadá e Reino Unido.

De acordo com o crítico Steven Blush, "Os Sex Pistols ainda eram rock'n'roll... com a versão mais louca de Chuck Berry. O Hardcore era a parte radical disso. Não era verso-refrão rock. Ele dissipou qualquer noção do que composição deve ser. Tem sua própria forma".

A moda era influenciada pelo estilo skate e surf, já que, em geral, esses grupos que começaram a fazer esse som. Eles adotaram o estilo T-shirt, jeans e o cabelo raspadas ou corte militar, além das tatuagens. Esse estilo contrastava com o estilo provocativo dos punks dos anos 70 (penteados elaborados, roupas rasgadas, patches, rebites, spikes, etc). De acorod com Keith Morris, " a cena punk era basicamente baseada na moda inglesa. Mas nós não tinhamos nada a ver com isso. O Black Flag e o Circle Jerks estavam muito longe daquilo. Nós parecíamos o jovem que trabalhava no posto de gasolina ou da loja do museu submarino".

Os Black Flag são considerados os padrinhos do hardcore. Formada em Hermosa Beach, California pelo guitarrista e compositor Greg Ginn, eles tocaram pela primeira vez em Dezembro de 1977. Originalmente chamados Panic, mudaram seu nome para Blck Flag em 78.

Descendents
Outras bandas dessa época são X, Fear, Circle Jerks, The Adolescents, Agent Orange, Bad Religion, Descendents, Minutemen, Social Distortion, Suicidal Tendencies, T.S.O.L., Wasted Youth, Youth Brigade, Dead Kennedys, Bad Brains, Minor Threat, Agnostic Front, Warzone, Hüsker Dü. 

Pela Europa surgiam nomes como Discharge, The Varukers, The Exploited, Chaos UK, GBH, etc.

A maioria lançava seus albums de forma independente, além de organizarem suas próprias turnês.

O Brasil foi ter sua experiência com o Punk na década de 80 e já sob a influência do Hardcore, os maiores expoentes foram Restos de Nada, Cólera, Inocentes, Olho Seco, Ratos de Porão, Lobotomia.









 


Cena de "Os Reis de Dogtown"

Nenhum comentário: